Tarefa 6 - Aula 7
- Ulisses Silva
- 15 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Discutir os aspectos matemáticos envolvidos na criação de marcas responsivas ou adaptativas, destacando o emprego da programação para a viabilização das mesmas.

Uma marca responsiva é aquela que se adapta à mídia na qual está inserida. Devido ao avanço das novas tecnologias, principalmente dos dispositivos móveis, a proporção da área dos inúmeros dispositivos são muito variadas. Daí a importância de desenvolver marcas e sites que são responsivos ou adaptativos.
O designer Joe Harrison apresentou uma resposta responsiva para diversas marcas mundialmente conhecidas. Segue o exemplo:

Para chegar a tal resultado, é necessário aplicar aspectos matemáticos na criação de sua marca ou site. Pois através dela você pode garantir que as proporções sejam sempre mantidas.
Como visto na tarefa anterior (vide link), podemos fazer uso do conceito de módulos para projetar de forma precisa. Abaixo um exemplo de uma logo com padrões matemáticos.

Cada elemento, tem uma relação de proporção com o módulo estabelecido, de forma que, não importando o tamanho, basta você multiplicar ou dividir esse módulo pelos valores proporcionais.

Para fazer que uma marca se torne responsiva, é preciso avaliar os principais elementos que constituem a identidade daquela marca para que sejam preservados quando ela possuir seu menor tamanho. Considerando sempre a proporção de resolução das mídias em que ela será exibida.
Por tanto, seria necessário fazer uso da programação na hora de desenhar a sua marca. Mantendo cada parte da logo em procedimentos separados e através do uso da matemática booleana, é possível checar o ambiente em qual a marca se encontra antes de chamar os devidos procedimentos que a desenham. Dessa forma, não importa qual marca está sendo utilizada, a mesma ideia pode ser aplicada para várias marcas diferentes, fazendo apenas pequenas alterações dependendo de cada caso.
Exemplos responsivos
Comments