top of page

Tarefa 14 - Aula 17

  • Foto do escritor: Ulisses Silva
    Ulisses Silva
  • 4 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Empregando coordenadas polares, explicar o que foi o “Norway Spiral UFO”

(link do vídeo) e implementar um modelo simplificado que represente o mesmo.



Vamos lá!

Pra começar, o que são coordenadas polares? Resumindo de forma pragmática, as coordenadas polares são um sistema de coordenadas bidimensional em que cada ponto no plano é determinado por uma distância, normalmente o raio de uma circunferência, e um ângulo em relação a um ponto fixo de referência, que no nosso caso será o centro da tela do processing.





Em outras palavras menos elegantes, seria o posicionamento dentro de uma visão esférica, onde dependendo do ângulo que o raio faz com o eixo horizontal, teremos uma coordenada X e Y.






Função de Pontos Polares

Para usar de fato as coordenadas polares, primeiro tive que criar uma função no processing que me retornaria os pontos polares tendo como parâmetros um raio e um ângulo.



Ela é uma função do tipo Vetor, ou seja retorna um vetor de tamanho dois. Sendo cada elemento do vetor uma das coordenadas x e y. Logo, o primeiro elemento (x), recebe a multiplicação do raio pelo cosseno do ângulo, e o segundo elemento (y), recebe a mesma coisa só que multiplicando pelo seno do ângulo.




Na inicialização usei um tamanho quadrado (600 x 600 pixels) e um fundo preto. Também inicializei uma imagem toda preta para ser usada para apagar o efeito.



Função espiral

Para simular o efeito da espiral do vídeo, usei duas espirais, uma branca e uma azul, cada uma com suas variáveis próprias de cor ângulo e raio. E no procedimento "Spiral" que criei, coloquei para desenhar elipses esféricas, e nos parâmetros X e Y das elipses coloquei os pontos polares de acordo com o ângulo e raio de cada espiral. E à cada chamada desse procedimento os ângulos e raios são incrementados para gerar a ilusão de movimento em espiral, do contrário as esferas seriam desenhadas sempre na mesma posição. Incrementar o ângulo serve para fazer a esfera rodar, e incrementar o raio serve para fazer aumentar a distância da esfera pro centro da tela.


Abaixo segue o exemplo do procedimento. Note que as cores vão sendo incrementadas até chegar ao preto, dando a ilusão de que ela terminou, e depois chamo a imagem de fundo preto por cima aumentando a transparência aos poucos, para passar uma ideia de "Fade out".







Obrigado!

Bonne soirrée.


:)



Link da pasta do código em Processing: Baixar a pasta do código!

 
 
 

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page