Releitura de Clássicos - Parte 1
- Ulisses Silva
- 23 de set. de 2018
- 8 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2018
Esse trabalho consiste em fazer uma releitura de um jogo da segunda geração de videogames (Atari 2600, Magnavox Odyssey 2, entre outros). Apresentarei o título que escolhi, explicando também as modificações que farei.
Escolha de jogo: suas mecânicas, particularidades e impacto no mercado

O título que escolhi para releitura foi o jogo "Krull" do Atari 2600.
"Krull" é baseado em um filme homônimo de fantasia científica que estreou no ano de 1983. O jogo foi lançado mais tarde, no mesmo ano do filme, como uma tentativa de popularizar o filme que não teve uma boa bilheteria.
A jogabilidade segue de forma lúdica a trama do filme e se passa em 4 telas distintas. Cada tela é uma espécie de mini jogo, com sua mecânica específica.

Logo após o jogador apertar o botão para iniciar o jogo, ele é levado à essa tela (imagem à direita) onde ele tem que defender a princesa Lyssa e impedir que ela seja raptada pelos bandidos. O jogador pode se mover nas quatro direções e atacar apertando o botão do controle para derrotar os bandidos.
À cada bandido derrotado, a pontuação máxima é incrementada e o jogo continua nessa tela até que o jogador seja derrotado pelos ataques dos bandidos (game over), ou até que os bandidos cheguem até a princesa, raptando-a.

Após o rapto da princesa, o jogo muda para uma tela onde o herói atravessa o Deserto de Ferro em sua égua de fogo.
Nessa parte do jogo, o objetivo é apertar o botão quando a égua estiver em cima da arma mágica de Colwyn, a "Glaive". Pois ela será necessária para libertar a princesa.
É possível também observar nessa tela um marcador de tempo no canto superior direito. Ao zerar o tempo, o jogador então passa para a próxima tela.

A tela seguinte acontece no covil da "Viúva da Teia". O jogador deve pular entre os fios de teia até chegar no topo da tela, ao mesmo tempo que evita a aranha gigante. Ao completar essa tarefa, a Viúva revela o local da Fortaleza Negra, e o jogador novamente volta a cavalgar a sua égua de fogo pelo Deserto de Ferro até encontrar a tal fortaleza.
Se o jogador falhar em encontrar a Fortaleza Negra antes que o contador de tempo chegue à zero, ele perde uma vida e retorna automaticamente ao covil da Viúva para achar o novo local da fortaleza.

Depois de encontrar a Fortaleza Negra, o jogador deve transpor uma barreira de energia que circunda a princesa Lyssa usando as Glaives que ele coletou no deserto, enquanto que "A Besta", o vilão principal do filme, tenta bloquear a Glaive e atira bolas de fogo no herói.
Caso a Glaive atinja a Besta, ou o jogador não consiga coletá-la após ela ricochetear na barreira, aquela Glaive é perdida. Se o jogador ficar sem nenhuma Glaive, ele é expulso da fortaleza e volta para o covil da Viúva e deve fazer novamente os passos de encontrar a Fortaleza Negra e coletar mais Glaives.
Após salvar a princesa da barreira de energia, ela se transforma em uma bola de fogo mágica que o jogador deve atirar na Besta para vencer o jogo.
Após vencer a Besta, o jogo reinicia desde a primeira tela com a dificuldade aumentada e o jogador deve fazer tudo de novo.
O jogo é cíclico, e fica sempre se reiniciando cada vez que é terminado. O jogador possui 3 vidas no início, a qual ele perde sempre que é atacado, ou perde muito tempo vagando no deserto. O objetivo do jogo então, é marcar a maior quantidade de pontos possíveis antes de ser completamente derrotado.
"Krull" foi inovador no sentido de trazer mecânicas específicas à cada momento diferente do jogo. E apesar do fracasso de bilheteria do filme, o jogo foi muito bem recebido pela comunidade de jogadores. Eu que não conhecia o jogo antes de começar a fazer esse trabalho, fiquei impressionado com a complexidade do mesmo para a época, um ótimo exemplo do gênero "Aventura".
Revisitando o jogo em 2003, Gregory George da "Atari Times" escreveu o seguinte "Krull é um excelente jogo e o fato de ser uma licença de filme o torna ainda mais".
Modelo Natural: o filme por trás do jogo

Como o jogo "Krull" se baseia no filme de mesmo nome, o modelo natural que apresentarei será logicamente a trama do filme.
(à esquerda, cartaz original para divulgação do filme)
O filme segue a jornada do príncipe Colwyn e seu grupo de foras-da-lei no planeta Krull para salvar a futura rainha princesa Lyssa de uma criatura chamada "A Besta" e seu covil que está em movimento constante, chamado de "Fortaleza Negra".
Um narrador descreve uma profecia relativa a "uma menina de nome antigo que se tornará rainha", que diz "que ela escolherá um rei e que juntos eles governarão seu mundo, e que seu filho governará a galáxia".

Liam Neeson (direita) participa no filme em uma de suas primeiras atuações.
O planeta Krull é invadido por uma entidade conhecida como "A Besta" e seu exército de "Slayers" futuristas, que viajam pela galáxia em uma nave espacial de montanha chamada Fortaleza Negra. Em uma cerimônia envolvendo os recém-casados trocando um punhado de chamas, o príncipe Colwyn e a princesa Lyssa planejam se casar e formar uma aliança entre seus reinos rivais, na esperança de que suas forças combinadas possam derrotar o exército da Besta. Os Slayers atacam o casamento antes que ele seja concluído, matando os dois reis, devastando os dois exércitos e sequestrando a princesa.
O Príncipe Colwyn é encontrado e cuidado por Ynyr, o Velho. Ynyr diz a ele que a Besta pode ser derrotada com a "Glaive", uma arma de lançamento antiga, mágica e de cinco pontas. Colwyn recupera a Glaive de uma caverna de uma alta montanha antes de sair para rastrear a Fortaleza Negra, que se teleporta para um novo local todos os dias ao nascer do sol. Enquanto viajam, Colwyn e Ynyr se juntam ao mago Ergo "the Magnificent" e um grupo de nove ladrões, lutadores, bandidos e lutadores. Colwyn oferece para limpar seus registros criminais, recrutando com sucesso Torquil, Kegan, Rhun, Oswyn, Bardolph, Menno, Darro, Nennog e Quain. O ciclope Rell mais tarde se junta ao grupo.

Príncipe Colwyn (Ken Marshall) empunhando a Glaive.
O grupo de Colwyn viaja para a casa do Emerald Seer e seu aprendiz Titch. O Emerald Seer usa seu cristal para ver onde a Fortaleza se erguerá, mas a mão da Besta aparece magicamente e esmaga o cristal. O grupo viaja para um pântano que não pode ser penetrado pela magia da Besta, mas os Slayers atacam, matando Darro e Menno, e também o Emerald Seer, antes que ele possa confirmar a próxima localização da Fortaleza.
Enquanto o grupo descansa em uma floresta, Kegan vai para uma aldeia próxima e recebe Merith, uma de suas esposas, para levar comida. A Besta exerce comando remoto do ajudante de Merith, que tenta seduzir e depois matar Colwyn, mas falha. Ynyr deixa o grupo de descanso para viajar para a "Viúva da Teia", uma feiticeira que amava Ynyr há muito tempo e foi exilada para o covil da Aranha de Cristal por ter assassinado seu único filho. A Viúva revela onde a Fortaleza Negra estará ao nascer do sol. Ela também dá a Ynyr a areia da ampulheta encantada que impediu a Aranha de Cristal de atacá-la e que manterá vivo o gravemente ferido Ynyr em sua jornada de volta ao grupo. Enquanto a Aranha de Cristal ataca a Viúva, Ynyr foge da teia e retorna ao grupo para revelar a localização da Fortaleza Negra. Enquanto fala, ele perde o último grão da areia e expira.
O grupo captura e monta as Éguas de Fogo mágicas para alcançar a Fortaleza Negra antes de se teletransportar novamente. Na fortaleza, Slayers matam Rhun, enquanto Rell se sacrifica para manter abertas as portas da espaçonave por tempo suficiente para permitir que os outros entrem. Os Slayers dentro da fortaleza matam Quain e Nennog, e Kegan sacrifica sua vida para salvar Torquil enquanto viajam pela Fortaleza. Quando Ergo e Titch se separam dos outros e são atacados por Slayers, Ergo se transforma em um tigre para matar os Slayers e salvar a vida de Titch.

Apesar do alto investimento, Krull foi um fracasso de bilheteria.
Colwyn, Torquil, Bardolph e Oswyn estão presos dentro de uma grande cúpula. Colwyn tenta abrir um buraco na cúpula com o Glaive, enquanto os outros três procuram por qualquer outra passagem. Os três caem através de uma abertura e ficam presos entre as paredes que se fecham lentamente cravejadas com pontas enormes, que matam Bardolph.
Colwyn rompe a cúpula e encontra Lyssa. Ele ataca a Besta, ferindo-a com a Glaive, que fica embutida no corpo da Besta. Sem nada para se defender do contra-ataque da Besta, Lyssa percebe que eles devem terminar rapidamente o ritual do casamento, dando-lhes o poder de atirar chamas, com o qual eles finalmente matam a Besta. Sua morte liberta Torquil e Oswyn da sala de espigas e eles se juntam a Colwyn e Lyssa, depois a Ergo e Titch, enquanto saem da fortaleza autodestrutiva.

Colwyn e Lyssa coroados.
Colwyn e Lyssa, agora rei e rainha do reino combinado, nomeiam Torquil como lorde marechal. À medida que os heróis sobreviventes partem através de um campo, o narrador (Ynyr) repete a profecia de abertura de que o filho da rainha e seu rei escolhido governarão a galáxia.
Modelo Matemático e proposta de releitura
Devido à complexidade do jogo (pois se passa em 4 telas com mecânicas distintas) e ao tempo curto para a produção da releitura, minha proposta irá se basear apenas em uma das telas do jogo, no caso, a primeira tela onde o príncipe luta contra os bandidos para prevenir a princesa de ser raptada.
Abaixo segue o fluxograma do modelo matemático a ser aplicado no jogo.

Existirão 3 telas no jogo, uma inicial de onde o jogador sai para começar o jogo. A tela de jogo propriamente dita, onde o jogador irá de fato controlar seu personagem. E por último uma tela de fim de jogo, onde será exibida as melhores pontuações e a pontuação total do jogador.
Como principais mecânicas, teremos o movimento do personagem, e um botão para ataque. Uma implementação ao jogo será um novo botão que o fará ganhar um impulso momentâneo, esse impulso terá um tempo de recarga para que o jogador não possa abusar dessa vantagem.
A temática da releitura do jogo será diferente, ao invés de usar o filme como base, decidi criar uma nova ambientação. O que mudará o modelo natural do jogo.
Em minha releitura, o tema será o de fantasia medieval, onde terão dois personagens principais, um do sexo masculino e outro feminino. Eles são um casal de guerreiros que estão defendendo o castelo de seu rei de um ataque de soldados inimigos. O nome do guerreiro será Rubro, e o da guerreira será Áurea.
Portanto, outra mudança substancial no jogo, será a possibilidade de escolha de personagens, na tela inicial o jogador escolhe se jogará com a mulher ou com o homem.
Da esquerda para a direita, Áurea, Soldado Inimigo e Rubro.
Com base em um sistema de pontos, à medida que o jogador for derrotando os soldados inimigos, ele fará mais pontos e perderá vida se sofrer ataque deles.
Ao invés de usar uma visão de cima para baixo como no jogo original, optei por uma visão lateral que é usadas em jogos como "Castle Crashers", "Streets of Rage", entre outros.
Comparação da releitura (esquerda) com o jogo original (direita).
Diferente do jogo original, o jogador terá 5 vidas até ser derrotado por completo. O jogo será dividido em "Ondas", onde cada onda terá um número fixo de inimigos que irá aumentando à medida que o jogador for progredindo. A dificuldade também irá aumentar gradualmente, fazendo com que os inimigos movam-se mais rapidamente. Caso um inimigo alcance o lado oposto da tela, significa que ele invadiu com sucesso o castelo, e o jogador irá perder pontos de acordo com o número de inimigos que invadem o castelo.
OBS: Todos os elementos gráficos usados no jogo são de minha autoria.
Animação das mecânicas do jogo
Demonstração animada da tela do jogo com suas principais mecânicas.
Movimentação do personagem

Atacando um inimigo

Impulsionando

Por enquanto estas são as principais mecânicas do jogo, como pretendo colocar a escolha de uma segunda personagem, tentarei ainda pensar em possíveis alterações para tornar cada personagem único, com suas devidas vantagens e desvantagens. Por exemplo, um deles pode mover-se mais rápido e precisar de dois acertos para derrotar um inimigo.

Depois de tanto falatório, agradeço aos que leram até aqui e espero que tenham gostado da minha ideia de releitura.

Obrigado e Boa Noite!!!
Comments